Quais são os tipos de carregadores para veículos elétricos?

Os Tipos de Carregamento podem ser divididos em 2 tipos:

Carregamento Convencional;
Carregamento Rápido;

Carregamento Convencional

Uso doméstico

O Carregamento convencional ou “lento” está concebido para ser um carregamento doméstico. Não obstante, grande parte dos Pontos de Carregamento existentes nas cidades dispõem deste tipo de tecnologia.

Até à concretização total do carregamento das baterias pressupõe-se, sensivelmente, 8 horas de carregamento. Este processo está destinado a ser realizado em horário nocturno, mediante a tarifa Bi-horária contratada.

Carregamento Rápido

recarga rápida mediante CHAdeMO
A partir de 50 KW

Normalmente existe confusão sobre o conceito de Carregamento Rápido e atualmente nenhuma organização regula este processo.

Consideramos Carregamento rápido aquele Carregamento que se realiza num Posto fora da nossa casa, e que nos permite carregar cerca de 70% da bateria do nosso VE em 30 minutos. O Conector Standard utilizado para este tipo de Carrgamento rápido é japonês e é denominado de CHAdeMO.

Esta denominação ocorreu pela junção de várias marcas de automóveis que pretendiam alcançar uma forma mais rápida de Carregar os seus Veículos Elétricos.

Contou com uma empresa de fornecimento de energia elétrica The Tokyo Electric Power Company e empresas que iniciaram a comercialização de VE’s com alguma relevância. Casos como a Nissan, a Mitsubish, a Fuji Heavy Industries e mais tarde a Toyota.

Este tipo de Carregamento ocorre em corrente continua e permite uma corrente de até 200A. Os dispositivos de Carregamento não estão desenhados nem são recomendados para garagens privadas, devido, principalmente ao seu custo (de produto e de instalação) e a possibilidade de viciar, mais rapidamente as baterias envolvidas.

A forma de carregar os carros elétricos é um tema em constante evolução e investigação. Desta forma, ocorreu a estandardização dos diferentes modos de carga, dando assim lugar a modos de Carregamento diferenciado.

Modo 1

O Modo 1 corresponde ao modo de Carregamento de um Veículo Elétrico que se realiza numa tomada banal das nossas casas.

Este sistema de carregamento é o mais simples do mercado e consiste em interligar um cabo da nossa tomada ao Veículo elétrico.

Modo 2

O Modo 2, de acordo com o esquema, consiste numa instalação por parte do utilizador de um “mini quadro elétrico” especifico com uma tomada. Este “mini quadro elétrico” providencia todos os sistemas de proteção adequados, sempre com o intuito de promover a máxima segurança do cliente, da sua casa e do processo de carregamento em si.

Neste Modo 2, a conexão ao carro não se realiza diretamente como no modo 1. Esta conexão ocorre através de um cabo com um sistema de eletrónica envolvido, assistindo assim à máxima segurança no carregamento e utilização adequada da capacidade das baterias.

Modo 3

Este modo é composto principalmente por um dispositivo denominado de Wallbox ou Wall-box. Consiste numa “caixa” instalada na parede com uma ligação destinada exclusivamente ao carregamento de Veículos Elétricos. Este Posto de Carregamento incorpora vários sistemas de proteção, leds (sinalizadores do estado de carregamento), temporizadores, contadores, etc.

Os equipamentos estandardizados apenas são incorporados com leds e um diferencial de proteção.

A conexão com o VE é realizada através de um cabo com a terminação da marca envolvida (Mennekes ou SAE J1772).

Modo 4

O Modo 4 corresponde ao modo que normalmente se encontra nos espaços de Carregamento públicos. É denominado Modo de Carregamento Rápido através de corrente contínua de alta intensidade.