Posso instalar um posto de carregamento no meu condomínio?

Tem, ou vai comprar, um veículo elétrico, mas habita num condomínio? Será que pode instalar um posto de carregamento? Esta é uma dúvida muito comum dos nossos leitores.

Se tem um lugar de garagem tipo box, com eletricidade autónoma, ou seja, é alimentada pelo contador de sua casa, não terá qualquer problema pois trata-se da sua propriedade, desde que não tenha que passar qualquer instalação pelas zonas comuns do condomínio e sejam salvaguardados todos os pressupostos de segurança.

Saiba como instalar uma estação de carregamento.

Já quando a eletricidade da garagem é exclusivamente do condomínio, mesmo tendo um lugar tipo box, tem que obedecer a outras regras.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, artigo nº29, sempre que pretenda instalar um ponto de carregamento num edifício existente, o condómino pode instalar um ponto de carregamento, a seu próprio custo, garantindo os requisitos técnicos, mas tem que informar o condomínio por escrito, com antecedência mínima de 30 dias da instalação prevista, caso a instalação passe por zonas comuns do condomínio, como será o caso. Ainda assim a administração do condomínio pode opor-se à instalação nos seguintes casos:

  • Caso a própria administração pretenda fazer a instalação dum ponto de carregamento, no prazo máximo de 90 dias;
  • quando já dispõe de pontos de carregamento disponíveis;
  • ou ainda se a instalação proposta pelo condómino ponha em risco a segurança do edifício ou prejudique a linha arquitetónica do mesmo.

Como vê, não é por morar num prédio, servido apenas com eletricidade do condomínio, que deixa de poder ter uma estação de carregamento.

Opções de Instalação

Tudo esclarecido deve então avançar com a instalação. No caso de optar, pela ligação ao quadro de casa, tendo essa possibilidade, tem que prever que vai “perder potência” em sua casa quando o veículo estiver a carregar, pois a instalação é partilhada.

Nos outros casos, ou quando optar por uma instalação autónoma, pode realizar um contrato separado, mas não se esqueça que é mais uma conta para pagar, ou então solicitar um contador separado para os lugares de estacionamento que vão ter pontos de carregamento, mas tem que gerir a forma como distribui os custos com os outros utentes do equipamento. Nas nossas estações de carregamento mais evoluídas, já temos software que acompanha e faz a gestão dos consumos por utente.

Qualquer dúvida consulte-nos pelo info@smotion.pt.