Desde os primórdios do aparecimento dos veículos elétricos, que a autonomia é uma das principais preocupações na sua aquisição. Por este motivo ainda há muitos veículos híbridos, para dar segurança a quem quer ser ecológico e ao mesmo tempo não ficar parado a meio da sua viagem.
Como os postos de carregamento não abundam (apesar do constante aumento do seu número) e o tempo de carregamento não é o mesmo que abastercer 60L de gasolina e por isso investimos em estações de carregamento rápido, a utilização dum veículo elétrico requer algum planeamento.
Seguem-se 5 conselhos simples de otimização da autonomia da sua viatura.
1. Limite a sua velocidade e as suas acelerações
Quanto mais rápido for e quanto maiores forem as suas acelarações, menor será a autonomia. Assim como num veículo a combustão, a velocidade mais alta e o processo de acelaração é sinónimo de maiores consumos.
2. Adote uma condução suave e fluída
No nosso dia-a-dia, principalmente nas cidades, somos confrontados com semáforos, cruzamentos, passadeiras, etc. Sempre que possível devemos manter uma condução suave para reduzir o consumo da bateria.
3. Sempre que possível, circule a uma velocidade constante:
Quando circular em contínuo, deve tentar evitar as flutuações de velocidade, mantendo uma velocidade constante. Assim vai esforçar menos o motor e por conseguinte baixar o consumo de energia.
4. Regule a sua velocidade doseando a sua aceleração, incluindo em descidas
Mesmo nas descidas, as acelarações devem ser moderadas, para manter controlado o consumo e melhorar a autonomia.
5. Antecipe-se
Se já vê o semáforo a ficar amarelo, o carro que vai mudar para a sua faixa, ou o peão a chegar à passadeira, deve optar por uma condução preventiva, para evitar todas as oscilações de velocidade e acelaração que foram mencionadas nos pontos anteriores.
Apesar da precupação principal deste artigo ser a autonomia (chega ou não chega), sempre que poupamos a bateria do nosso veículo estamos também a contribuir para a poupança de recursos do nosso planeta.